top of page
BemComunicar_Horizontal.png

Relatório Anual para acompanhar o desenvolvimento de seu negócio

  • Foto do escritor: Renata Costa
    Renata Costa
  • 16 de jan. de 2020
  • 2 min de leitura

ree

Muitas grandes empresas se orgulham de apresentar seu Relatório Anual no início de cada ano. Esse material organiza, na forma de um relato, as realizações da companhia no ano anterior – os acontecimentos e tomadas de decisão mais marcantes, o avanço das metas e o que se prevê para o futuro imediato.

Os formatos e diretrizes de um Relatório Anual podem ser diversos, de acordo com o que se pretende destacar – sustentabilidade, finanças etc. Independentemente do modelo adotado, o Relatório é não apenas uma maneira de prestação de contas a todos os stakeholders. É também uma memória da companhia, já que ali estão as principais conquistas do ano.

O primeiro Relatório Anual foi publicado por uma indústria de aço dos Estados Unidos, nos primeiros anos do século XX, com destaque para os resultados financeiros, auditados pela consultoria PwC. No Brasil, a publicação de relatórios com balanço financeiro não é obrigatória por lei, mas certamente é uma boa prática e deve ser exigida por acionistas.


Os relatórios são um momento de reflexão sobre a organização

Há diferentes modelos para um Relatório Anual. As empresas que queiram enfatizar e acompanhar metas e KPIs na área de sustentabilidade, por exemplo, costumam adotar as diretrizes GRI (Global Reporting Initiative) - mas esse modelo ganhará um texto explicativo neste blog futuramente.

As organizações da sociedade civil também vêem nos relatórios anuais uma maneira de prestar contas a seus stakeholders, em especial, financiadores e sociedade. Nessas organizações, além do reporte, a construção do relatório também pode servir como um momento de reflexão sobre o ano anterior, os trabalhos realizados e as pessoas impactadas; pode ser, ainda, um estímulo para que os colaboradores permaneçam engajados à causa da instituição.

Nesse cenário, por que uma pequena ou média empresa de capital fechado deveria se preocupar em fazer um Relatório Anual? Pelos mesmos motivos de uma grande empresa e de uma organização da sociedade civil: apresentar seus resultados, acompanhar suas metas e engajar seus stakeholders. Documentar de onde sua empresa saiu, como ela está e para onde vai.

Se você se interessa por esse assunto e gostaria de realizar o relatório anual de sua empresa ou organização da sociedade civil – não importa o tamanho de seu negócio – entre em contato com a Bem Comunicar. E acompanhe novos textos do blog pelo LinkedIn para saber mais sobre os Relatórios Anuais.

 
 
 

Comentários


bottom of page